Neste mês de março ficamos sabendo que a Microsoft já planeja para junho a apresentação do Windows Blue, o provável sucessor do Windows 8. Alguns afirmam que o Win Blue não será um sucessor e sim uma atualização do Win8, como um service pack.
Como ainda não há informações concretas, vamos pensar que o Win Blue é um sucessor do Win8 e nos motivos que levariam a Microsoft lançar uma nova versão tão rápido.
Se você não ficou sabendo, veja nesta noticia do Olhar Digital e leia sobre o sistema.
Mas por quê? O Windows 8 foi lançado em outubro de 2012 e em menos de um ano seu sucessor já esta sendo anunciado?
Quem conhece o Win8 sabe que ele é bem diferente do seu antecessor win7. A Microsoft anunciou um “sistema operacional otimizado para telas touchscreen e similar a um smathphone. Com botões grandes e interface simples” o Win8 causou controvérsia entre os usuários. Alguns gostaram e outros voltaram para o Win7.
Será que este anuncio é mais uma vez o reflexo da “maldição Microsoft “ de lançar um sistema operacional bom seguido de um ruim. Relembre o Windows 98 e seu sucessor, o Windows ME. E depois pense no seu sucessor, o Windows XP (que é utilizado até hoje em muitos computadores), depois o Windows Vista. Agora pense no Windows 7 (que você provavelmente está usando agora). Por esta lógica, o Win8 é a “bola fora” da vez.
Então o Windows Blue já seria a tentativa de lançar o “sistema bom”, antes que o “sistema ruim” prejudique (um pouco mais) a imagem da empresa?
Como usuário, este redator não pretende aderir ao Win8. Não por que ele seja ruim. Ele é apenas um Win7 com Menu Iniciar esquisito. Se o usuário entra na área de trabalho do sistema, ela é igual ao Win7.
Só que este polêmico Menu Iniciar, que é a grande novidade do Win8 também pode ser seu grande nêmesis.
Talvez seja apenas uma questão de costume, mas, acho estranho o fato de que quando abrimos um navegador (ele vem com o Internet Explorer 10 instalado) através de Iniciar, este navegador é mais bonito, moderno com um visual mais limpo e mostra uma novidade ao se navegar na internet com o Win8. Mas, se você abre o mesmo navegador (no caso o IE 10), você vê o navegador padrão. Além disso, aquelas páginas que você abriu anteriormente não estão ali, no novo navegador.
É como se você estivesse usando dois sistemas operacionais diferentes e um não conversasse com o outro.
Claro que isto não faz do Win8 um sistema operacional ruim. Apenas é uma novidade que agradou alguns e outros não. Pode ser que dentro de um algum tempo o Win8 domine o mercado e seja um ótimo sucessor do Win7.
E o Windows Blue? Será igual? O que haverá de melhor nele que poderá atrair os usuários para este novo sistema?
Claro que tudo isso é apenas especulação. Só saberemos o que exatamente é o Win Blue em junho deste ano.
Por enquanto, se você precisa de um sistema ERP (software de gerenciamento total para sua empresa) que está a mais de 20 anos no mercado, seguro, confiável e que atualiza apenas para melhor, conheça o SisNet.
Entre em contato conosco.