Para ajudar a organizar tudo em uma empresa (pequena, média ou grande) e evitar que cada uma dessas áreas (produção, estoque, financeiro, vendas…) trabalhe com um sistema diferente, existe o ERP (Enterprise Resource Planning), um software que faz a gestão empresarial e agrega todas as informações em um único lugar.
São inúmeras as vantagens de contar com um software de ERP. Uma das principais é permitir a comunicação entre as áreas da empresa, já que todas as informações ficam no mesmo lugar. Dessa forma, as equipes podem economizar tempo com reuniões mesmo caçando informações em vários setores, por exemplo.
Bom, ter tudo isso em um único software já é um benefício. Agora, imagine essas informações disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no computador, tablet ou smartphone. Isso tudo sem precisar ter nada instalado, com acesso disponível por meio de um login e uma senha. Essa facilidade é possível se o sistema de ERP estiver na nuvem, o que torna desnecessário imprimir documentos ou salvar arquivos em algum pendrive para poder ter acesso fora da empresa.
A verba que precisaria ser gasta com uma estrutura de software e equipamentos pode ser economizada e investida em alguma outra área da empresa. Nada de manutenção e gastos a mais com energia elétrica. Se um computador estraga, não é preciso esperar ele ser consertado para voltar a trabalhar. Basta utilizar outro e fazer o login no sistema.
Além disso, quando alguma atualização no sistema é necessária, não é preciso esperar a visita de um técnico. Como está tudo na nuvem, essas demandas também podem ser resolvidas pela internet. Em alguns casos, basta baixar uma nova atualização, quando isso já não é feito automaticamente.