1) Vincule cada tipo de CFOP ao tipo de operação se for de entrada ou Saída
2) Credita ICMS/ Calcula ICMS => Implica no caso de estar marcado se a operação a ser executada pelo sistema irá destacar/calcular o ICMS
3) Credita IPI/ Calcula IPI => Implica no caso de estar marcado se a operação a ser executada pelo sistema irá destacar/calcular IPI
Lembrando que no caso do item 2 ou 3 as operação de entrada ou saída, refletem o crédito ou debito do imposto. Faz saber que o crédito irá considerar na formação do custo de aquisição do item e no débito o imposto será calculado e destacado na NF.
4) Movimenta Item no estoque => Diz respeito a produtos/itens que efetivamente foram comprados ou vendidos. Acarretará em um registro na movimentação, ou seja, existiu uma circulação do item dentro da empresa, fazendo parte de seu inventário mesmo que este tenha imediatamente uma entrada e logo em seguida uma saída.
Lembrando que produtos para conserto por exemplo não movimentam estoque.
5) e 9)Está opção Compromete/Descompromete Item esta totalmente ligada a opção Tem Controle Saída/Entrada item 9. Portantos faremos uma explanação em conjunto.
Quando marcada a opcão de Tem Controle de Entrada o sistema passará a gerenciar na Tela de Controle de NFs a devolução do(s) item(ns) ao parceiro fazendo o Comprometimento no processo de Entrada e Descomprometendo no processo de Devolução do Equipamento ao Parceiro
A operação inversa realizar-se-a da mesma forma. Ex. Sua Empresa enviando um material a terceiros para Conserto ou mesmo Beneficiamento.
É bom lembrar que nem sempre uma opcao sobre Controle de Entrada ou Saída precisa ter um comprometimento.
O comprometimento na verdade é um controle a mais que este módulo de Controle Especial de NF será executado.
6) Calcula Custo Médio: Marcado, este item executará no procedimento de conferência de compra (conclusão da compra) o ajuste e processamento do processo de cálculos de formação de preço de custo/aquisição.
7) Lança no Financeiro : Marcado, este item solicitará ao usuário no processo de gravação da NF os valores que compõem o contas a pagar no caso de entradas e contas a receber no caso de Operações de Saída…. Lembrando que o campo DOCUMENTO deverá constar o No. da NF Gerada para vincular tais informações no sistema financeiro e emissão da nota fiscal.
8) Sua Empresa é quem Emite NF : Marcada esta opção siginifica que o sistema irá permitir que o usuário faça a impressão da nota fiscal independe se é Operação de Entrada ou Saída, normalmente esta opção é utilizada em Entradas de Mercadorias em que o Parceiro não dispõe de formulário para emissão por se tratar de Parceiro NÃO Contribuinte….