Você já parou para pensar no que a transformação digital já existente impacta em sua empresa? A Transformação Digital torna essencial a empresa ser ágil, isso implica em mudar o modelo de gestão, processos e a cultura organizacional.
O cenário de negócios do século 21, com a evolução exponencial das tecnologias digitais, se caracteriza por ser um cenário volátil, incerto, ambíguo e crescentemente complexo. Ou seja, um contexto imprevisível, de mudanças rápidas, que não podem ser gerenciadas com as estratégias, técnicas, processos e mentalidade que privilegiem a estabilidade. Essa, simplesmente, deixa de existir. Mas, fazer uma Transformação Digital vai muito além da tecnologia. É uma mudança cultural que afeta profundamente a organização em seus processos e modelos de gestão.
Ao contrário do modelo dominante do século 20, de estruturas burocráticas e hierárquicas, as empresas que irão competir com chances de sobrevivência nos próximos anos serão as empresas que conseguirem realmente se transformar em empresas ágeis.
O conceito básico do que é ser uma empresa ágil ainda não é compreendido entre os executivos da maioria das empresas.
Esta falta de compreensão do que é ser uma empresa ágil fica claro quando vemos empresas investindo em tecnologias, mas ainda organizadas no modelo de gestão top-down (topo para baixo), burocrático. O que é um erro.
A Transformação Digital não é uma transformação tecnológica. A tecnologia é meio, não o fim. Manter uma estrutura organizacional burocrática e adotar IA (Inteligência Artificial), Blockchain(computação em blocos), Cloud(nuvem) e outras tecnologias trarão resultados parciais ou insignificativos.
A explicação? Resolver problemas complexos requer colaboração contínua dentro da empresa e com seu ecossistema, principalmente de seus clientes.
Desenvolver e entregar uma solução de forma rápida, proporcionando uma experiência encantadora para os clientes vai muito além da capacidade que uma organização burocrática, com seus entraves, vai permitir. A burocracia não tem foco na experiência do cliente, mas é projetada para produzir resultados consistentes (e geralmente medianos) de acordo com as regras estabelecidas internamente. Além disso, uma estrutura burocrática, com sua longa cadeia de comando e controle, não consegue se mover com a velocidade que o cenário de negócios atuais exige.
Portanto, para a Transformação Digital ter sucesso não basta apenas usar tecnologia. Todas elas estão disponíveis a todas as empresas. É preciso usar a tecnologia para repensar a organização e seu modelo de gestão.
Uma mudança de mentalidade é o primeiro passo para uma empresa se tornar ágil. Isso significa romper com paradigmas consolidados, com
experiências executivas consolidadas por décadas. Não é fácil.
Falamos inicialmente como a empresa precisa ser ágil do ponto de vista empresarial e não tecnológico, para atender as demandas do mercado na velocidade e agilidade hoje necessárias.
Vamos exemplificar agora do ponto de vista tecnológico o modelo ágil de negócios com um modelo que predominou nas agendas das empresas nos últimos anos: a implementação de sistemas ERP (sistema de gestão empresarial para comércio, indústria e serviços, utilizado para controlar clientes, fornecedores, estoques, compras, financeiro, vendas, faturamento, comissão, controle de processos, produção e prestação de serviços).
Os ERP´s atenderam plenamente o modelo conceitual da sociedade industrial: grandes sistemas, baseados em planejamentos de longo prazo, que atendiam produtos padronizados e geravam economias de escala, mas hoje os negócios estão centrados em três pilares fundamentais: velocidade/agilidade, inovação e experiência do cliente.
Com isso os ERP’s precisaram evoluir para sair de um modelo totalmente centralizador para um modelo descentralizado. Mas não confunda, o ERP continua a ser o motor e o coração do seu negócio fazendo tarefas repetitivas e automatizadas, dando possibilidades de gerar informações que alinham processos e servem de base para tomada de decisões.
Atualmente os processos externos e o relacionamento com o cliente estão trazendo novas experiencias tornando necessário que seu ERP deverá interagir com o meio externo, sendo através de fornecer caminhos para que seu cliente possa consultar, pedir, conversar, e também devido a diversificação de inúmeras soluções de outros fabricantes e serviços, a integração com outras tecnologias se tornou necessário .
As soluções ERP on-promisse (na empresa) ou em nuvem, no formato SaaS (similar a locação), mantêm os mesmos conceitos.
Como cada organização vai lidar de forma diferente com seus talentos, ecossistemas, clientes e forma de fazer negócios, cada uma delas desenvolverá soluções que se adequem às suas necessidades.
Estamos aqui justamente para deixar seu ERP cada vez mais o seu motor e coração, mas também para ajudá-los a trazer as melhores ferramentas, aplicativos ou serviços que possam transformar sua empresa burocrática em uma empresa ágil adotando as soluções corretas e que permitam se ajustar a este novo cenário.
Anteriormente exemplificamos como um ERP foi concebido e como deve se comportar no modelo atual de negócios.
O manifesto ágil surgiu de fato no ambiente para desenvolvimento de softwares, mas nos últimos anos grandes empresas vêm gerando ganhos significativos em produtividade com reduções equivalentes no custo.
A real possibilidade de introduzir no mercado produtos com mais rapidez e níveis elevados de satisfação, tem popularizado os métodos ágeis ao redor do mundo, anteriormente só utilizados para desenvolvimento de software.
As recompensas para quem decide ser ágil são grandes, não à toa, empresas como Google, Yahoo, Microsoft e IBM os utilizam.
Adaptando o manifesto para as necessidades empresariais poderíamos obter os seguintes tópicos para você refletir:
• Garantir a satisfação do cliente, entrega rápida;
• Entrega com prazos frequentes e constantes;
• Melhorias nos processos sempre bem-vindas.
• Cooperação constante entre clientes e as pessoas que entendem do ‘negócio’ e os desenvolvedores;
• Indivíduos motivados, devendo existir uma relação de confiança.
• Excelência nos produtos e serviços;
• Simplicidade;
• Rápida adaptação às mudanças;
• Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
• Ser mais funcional, prático e proativo do que burocrático e criar documentação extensa;
• Colaboração com clientes mais do que negociação de contratos;
• Responder a mudanças mais do que seguir um plano.
Lembre-se, repense a forma de atuar, utilize a tecnologia a seu favor, adote soluções que garantam a funcionalidade e estabilidade do seu negócio(coração e motor), e adotem outras soluções complementares como exemplo, para web-marketing, CRM(gestão de relacionamento), mobilidade, webservices (acesso para consultas), integrações bancárias, e-commerce, entre outras.
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