Os parceiros da AdmNet normalmente enviam mais de 50 notas fiscais para a Sefaz por dia. Alguns até mais. Mas, mesmo com toda a segurança que o SisNet oferece para o envio de notas às vezes problemas acontecem no meio do caminho. Até entre uma nota e outra pode ocorrer problemas no envio. Saiba mais sobre erros de emissão de notas fiscais.
Estes erros de emissão de notas fiscais geralmente ocorrem em dois pontos. Na comunicação entre o seu computador e o da Sefaz. Vamos falar dos mais comuns e tentar desvenda-lós, assim quando o problema aparecer você já saberá como resolver ou pelo menos onde encontrar a solução.
Consumo Indevido
Este apareceu a pouco tempo, embora já estivesse previsto na Nota Técnica 2012/003. A Rejeição (656) Consumo Indevido é uma forma que a Sefaz encontrou de punir aqueles que usam aplicações que enviam a consulta aos WebServices em loop.
Na prática é como se o emissor ficasse tentando enviar as notas várias e várias vezes, causando lentidão no WebService da Sefaz. Quando isso ocorre a Sefaz bloqueia o IP daquele usuário para envio de notas por alguns minutos. Pode acontecer de um IP ficar bloqueado por até uma hora.
Segundo o NT 2012/003 o ideal é fazer uma consulta ao WebService a cada três minutos.
Não há muito que fazer para resolver este problema, exceto esperar a liberação da Sefaz.
Conjunto de Chaves Não Existente e Conjunto de Chaves Não Definido
Outro velho conhecido dos emissores de notas fiscais eletrônicas. Estes erros de emissão de notas fiscais geralmente aparecem no momento de assinar o XML e emitir a nota fiscal.
Mas qual a causa do erro? Segundo a Receita Federal o erro está no Certificado Digital.
E como resolver? Ainda segundo a Receita Federal, para resolver é necessário reinstalar o Certificado Digital. Então entre em contato com sua certificadora e solicite auxilio para a reinstalação do Certificado.
Erro no suporte a canais seguros
Talvez o mais chato e inoportuno dos erros de emissão de notas fiscais, por que este além de aparecer nos momentos mais inoportunos ainda não tem uma solução especifica. A causa e as soluções podem ser variadas.
As mais comuns são:
– O navegador ao qual o Certificado está associado (em geral, o Internet Explorer);
– Antivírus, Proxy ou Firewall bloqueando a aplicação emissora de NFe;
– Certificado Digital e cadeia de certificação;
– WebService da Sefaz fora do ar;
Ele pode aparecer entre a emissão de uma nota e outra, o que torna este erro ainda mais chato.
O que este erro? Uma falha de comunicação entre a aplicação, a internet e a Sefaz.
O que causa o erro? Diversos fatores, como já dito acima, além de outros pequenos detalhes como a combinação de Win 7 com IE 9 e certificados tipo A3. Se vocês pesquisar na internet vai encontrar diversas causas e soluções. Vamos listar as mais comuns.
Internet Explorer: Já faz um tempo que o Internet Explorer não é bem visto no mercado e seus concorrentes, como o Google Chrome, superam em muito fatores como segurança e velocidade. Já encontramos algumas soluções que dizem que os emissores de nota e certificados não funcionam com o IE 6 e 7 e outras não funciona com IE 9. Conduto, não há nada confirmado sobre erros nestas versões do IE. Para se ter certeza o melhor é conversar com a Certificadora.
Ainda assim, caso o erro esteja acontecendo, tente o seguinte:
Vá em Ferramentas> Opções da Internet;
Vá até a aba “Avançadas” e, na caixa “Configurações”, vá até as últimas opções (role a barra de rolagem até o final) e:
a) Marque a opção: Usar SSL 2.0;
b) Desmarque a opção: Usar SSL 3.0;
c) Verifique se a opção “Usar TLS 1.0” está marcada. Caso não esteja, marque esta opção;
d) Certifique-se de que as opções de TLS 1.1 e 1.2 estejam desmarcadas;
e) Aplique as configurações e reinicie a aplicação.
Certificado e Cadeia de Certificação: Algumas vezes a certificadora emite atualizações. Tente a atualização da Cadeia de Certificados, neste link da Receita Federal, você pode consultar sobre a Cadeia de Certificação, mas é sempre recomendado consultar diretamente a Certificadora.
Antivírus, Proxy ou Firewall: Outro problema comum é algum software de segurança impedir a comunicação da aplicação de envio de NFe com a Sefaz.
Por que isso acontece? Muitas vezes seu software de segurança como um antivírus não permite a comunicação com a internet. O antivírus acredita que é um software mau intencionado e bloqueia este envio.
Neste caso, desative o software e tente fazer o envio. Se funcionar, verifique com a seu departamento de TI como incluir a aplicação emissora de NFe como um software seguro para comunicação com a internet.
WebService da Sefaz fora do ar: O WebService da Sefaz é uma página da internet, como qualquer outra. A diferença é que ela não pode ser acessada como uma pagina comum. Como qualquer página ela pode ficar fora do ar. Isso foi um dos motivos da criação da rejeição “Consumo Indevido”. Neste caso, o que resta a fazer é esperar a normalização do acesso ao WebService.
Caso queria, consulte neste link do Portal Nfe, a disponibilidade dos WebService, o tempo de resposta e o status do serviço.
Para outros problemas com emissão de notas, conheça o Emissor de NFe do SisNet e acabe de vez com eles. Estamos aqui para resolver.