Não é surpresa que mais de um terço das pequenas e médias empresas afirmam que a segurança é o principal desafio tecnológico, de acordo com o Estudo SMB Routes to Market do SMB Group 2017.
Hoje, a maioria das empresas depende de serviços bancários on-line, pagamentos móveis, vendas on-line e outras tecnologias digitais para realizar negócios. Mas à medida que a tecnologia se torna cada vez mais interligada com os nossos negócios, o crime cibernético continua a aumentar e a ficar mais sofisticado.
Isso torna a segurança uma das principais preocupações ao avaliar as soluções de ERP em Cloud. Quão seguras suas “jóias” corporativas – dados financeiros, de fornecedores e de clientes – estarão nas mãos de um provedor terceirizado?
As empresas também se preocupam com a maneira como obterão seus dados de volta a partir desse terceiro, se ou quando rescindirem um contrato. Essas preocupações estimulam algumas empresas a recorrer à implantação de ERP em nuvem local ou privada, imaginando que seus dados terão mais segurança lá do que em uma nuvem pública.
Mas, na realidade, isso geralmente não é o caso. Na verdade, como o Estudo SMB Routes to Market do SMB Group 2017 relatou, 42% das pequenas e médias empresas citam melhor segurança e confiabilidade como principal motivo para escolher uma implantação em nuvem.
Os provedores de nuvem pública geralmente oferecem melhor segurança do que a típica loja de TI das pequenas e médias empresas poderia oferecer para uma nuvem privada porque:
- Apostam seus negócios no fornecimento de soluções seguras de ERP na nuvem para milhares de clientes e, portanto, uma grande interrupção pode os levar a falência
- Criaram redundância, segurança e proteção de dados em sua solução de ERP
- Validam medidas de segurança física e virtual com auditorias SAS 70 Tipo II
- Podem contratar equipes de TI especializadas com profundo conhecimento em segurança porque podem disseminar suas habilidades em muitos clientes pagantes
ERP em nuvem é segurança
À medida que o ritmo da inovação digital acelera, é difícil adaptar antigos sistemas de ERP – sem falar em planilhas e aplicativos caseiros – para acomodar novos requisitos de segurança.
Consequentemente, muitas pequenas e médias empresas ainda precisam integrar totalmente seus principais aplicativos de negócios. Aqueles que integram normalmente usam uploads desajeitados de arquivos de dados ou códigos personalizados rígidos.
Em contraste, as soluções modernas de ERP em nuvem são desenvolvidas usando padrões abertos para que possam se adaptar de maneira mais flexível às necessidades de uma empresa.
Criadas com base em padrões abertos, a maioria delas fornece interfaces de programação de aplicativos (APIs) abertas para adicionar e integrar novos recursos – desde o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) até a visualização de dados – quando as necessidades de negócios exigem.
À medida que as tecnologias de tendências – como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e aprendizado de máquina, interfaces de linguagem natural e blockchain – amadurecem, essa mesma fundação aberta permitirá a integração em uma fração do tempo e custo comparados aos sistemas legados de ERP.
Fale com um consultor da AdmNet para conhecer o nosso ERP.